sábado, 3 de julho de 2021

Sem vida por dentro



 

Ganhamos uma linda violenta roxa de presente. Ela chegou em casa viçosa e exuberante. Aos poucos, perdeu naturalmente sua beleza e as flores caíram, mas com os cuidados necessários retomou seu ciclo de folhagens e novas flores foram surgindo. Mas ela é exigente! Ela precisa ser regada constantemente, porque se faltar água, murcha rapidamente.

 

Ao ler o Sl 35.12 vi uma declaração do salmista que me levou imediatamente a fazer um paralelo. Ao ser ameaçado e acusado pelos inimigos, ele afirma que ficou “sem vida por dentro” (tradução A Mensagem. Eugene Peterson). A outra versão bíblica afirma: “Isto é desolação para a minha alma” (RA). Não só a planta pode perder seu vigor, mas nossa alma facilmente perde a vida e a alegria.

 

Quantas pessoas encontram-se “sem vida por dentro”?  Falta o necessário para dar sentido e propósito. Falta “entusiasmo”. Palavra sugestiva, já que vem de dois termos gregos: (en + Theos), isto é “em Deus”.

 

O próprio salmista, porém, sabe onde encontrar este vigor. No mesmo texto ele diz: “...E minha alma se regozijará no Senhor, e se deleitará na sua salvação” (Sl 35.9). Ele sabe que Deus pode trazer deleite e regozijo para sua alma. Deus é a fonte restauradora. Assim como o salmista, mesmo aprisionado Paulo afirmou: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos!” É necessário celebrar, mas a fonte da vida e vigor devem ser encontradas em Deus. Principalmente quando não conseguimos encontrar alegria externamente, e ainda por cima, quando entendemos que não temos capacidade em nós mesmos de nos revigorarmos. Precisamos da vida que vem de Deus. Só ele pode nos renovar de dentro para fora!

 

Rev. Samuel Vieira